Como levar uma vida saudável em quatro etapas

Como levar uma vida saudável em quatro etapas

Ser saudável é algo tão simples e complexo quanto alcançar o equilíbrio físico, mental e social. Não se trata apenas de manter um registro médico livre de doenças, mas de um estado de bem-estar social, o que só é possível respeitando os pilares da chamada ” vida saudável “. Estes são:

Traga uma dieta variada e equilibrada
Manter a aptidão física
Não fumar
Evite o excesso de álcool (bem como tóxico)
Alcançar relações sociais satisfatórias.

Em seguida, fazemos especial ênfase em quatro desses hábitos:
4 hábitos para levar uma vida saudável
1. Faça desporto regularmente

Ou pelo menos uma vida mais dinâmica em que incluímos algum exercício físico. As estatísticas são suficientemente preocupantes: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é a quarta causa de morte (6% de todas as mortes), superado pela pressão alta (13%), rapé (9%) ou níveis elevados de açúcar no sangue (6%).

De fato, a falta de atividade física tem sido diretamente relacionada a 21-25% dos tumores mamários e colorretais; 27% dos casos de diabetes e 30% de doença cardíaca isquêmica.

E é que a prescrição de exercício físico é indicada mesmo em pacientes com patologias importantes (câncer, artrite, etc.) ou limitações físicas (amputações, incapacidades, etc.). Claro, sempre com uma avaliação médico-esportiva, que ajuda a determinar que tipo de esporte é mais adequado para a nossa condição física.

Os benefícios de uma vida ativa vão além da saúde . É claro que melhoraremos o condicionamento cardiorrespiratório e reduziremos a maioria dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, mas também notaremos rapidamente uma redução no peso corporal (principalmente em detrimento do percentual de gordura); e como presente, o esporte aumentará nossas endorfinas, favorecendo o equilíbrio psicológico, a maturação afetiva, a socialização e a integração.

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2. Cuide da sua despensa e siga uma dieta saudável

Nós recuperamos aqui o famoso ditado popular “somos o que comemos”. Os alimentos que fazem parte da nossa lista de compras são a principal estratégia para cuidar do nosso corpo.

Embora não seja apenas o que comemos, mas também como o comemos: as formas de cozinhar, o estresse ou os excessos desempenham um papel importante em nossa saúde. Além disso, deve ser lembrado que a dieta balanceada proporciona boa hidratação .

3. Enfatize sua hidratação

O corpo humano não armazena água. Assim, para manter o funcionamento adequado do corpo, devemos compensar a quantidade de líquido que perdemos todos os dias através das fezes, da urina, da respiração e da transpiração. Quando nossa ingestão de água é igual às perdas, estamos em uma situação de balanço hídrico. Essa quantidade deve ser exatamente a mesma, de modo que o teor de água nos tecidos permaneça estável.

E, mesmo que não tenhamos plena consciência, perdemos água todos os dias: 700 mililitros através da pele e da respiração; cerca de 100 mililitros com fezes; cerca de 200 mililitros para a transpiração (normal) e um litro e meio para a urina.

Em resumo, isso significa uma perda de 2.500 ml / dia, que devemos substituir. Não beber adequadamente, especialmente quando você se exercita, pode levar à desidratação .

E as primeiras conseqüências dessa falta de líquidos? Como possível diminuição da sudorese (e, consequentemente, menor termorregulação), aumentou a fadiga, a frequência cardíaca e até mesmo problemas gastrointestinais graves. Para mais informações, leia este outro artigo sobre hidratação no esporte .
Isso significa que devemos beber entre dois e três litros de líquidos por dia?

Não necessariamente. Tenha em mente que a comida fornece água, especialmente frutas e vegetais, que podem representar até 90% do seu peso. Uma maneira simples de saber se ingerimos líquido suficiente é controlar a cor da urina: se está escuro e com um cheiro intenso significa que não bebemos o suficiente e se, pelo contrário, tem uma cor clara e o cheiro não é especialmente intenso, é um sinal de que nos hidratamos de maneira suficiente purificando o organismo.

Em suma, a combinação de uma dieta equilibrada e hidratação adequada é a melhor estratégia para a nossa saúde .

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4. Fora tóxico: aposta em produtos saudáveis

Um último ponto: devemos beber bastante e melhor se o fizermos em recipientes livres de substâncias químicas poluidoras, como o BPA . Estes podem ser de muitos tipos diferentes, mas a Nalgene alcançou uma qualidade e funcionalidade únicas, adaptando cada modelo às necessidades pessoais e às diferentes atividades diárias.

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