A única maneira cientificamente comprovada de perder peso

A única maneira cientificamente comprovada de perder peso

o que todas as dietas escondem)
Ángel Alegre • 119 Comentários

No primeiro ano em que estive em Seattle, fiquei muito perto de uma garota do Equador chamada Cinthy.

Cinthy era linda e cheia de curvas, e apesar de ser muito cristã e conservadora, ela gostava de se vestir sexy quando saía à noite. “Anjo, o que não é ensinado não vende”, ele costumava me dizer.

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Para manter sua figura magra, Cinthy observava continuamente sua dieta. Ele cozinhava todos os dias, levava tuppers para a universidade e estava sempre ciente das últimas notícias sobre a dieta: sementes de chia, xarope de agave para adoçar o café e coisas desse tipo. Eu também fui ao ginásio várias vezes por semana para fazer cardio.

O método de Cinthy funcionou … mas ela nunca ficou completamente satisfeita. Eu não podia perder os dois últimos quilos para ser perfeito e dediquei muitas horas de sua vida a tudo relacionado a comer (assim como eu em seu dia).

Naquele ano, Cinthy e eu nos reuníamos muito com um estudante turco chamado Anil. Eu nunca visitei a Turquia, mas quando penso no protótipo turco, eu o imagino: pele bronzeada, cabelos e olhos muito escuros e um sorriso sempre no rosto. Além de todas essas características, Anil estava bem alimentado. Ele tinha um rosto redondo e uma boa “barriga do pai”.

Anil também queria perder peso, mas como não tinha tempo nem disposição para seguir uma dieta rigorosa como a de Cinthy, adotou uma estratégia muito mais simples: comer menos. Tomei um café da manhã leve, fui para a faculdade, tinha meio sanduíche de peito de frango no Subway e jantei o mesmo. Então, todos os dias, exceto nos finais de semana, que reuníamos amigos e costumávamos comer fora.

Três meses depois de começar a “dieta do metrô”, Anil estava irreconhecível. Sua barriga se foi, seu rosto estava muito mais magro e ela teve que renovar seu guarda-roupa porque todas as roupas que ela trouxe da Turquia eram grandes. Ele havia perdido mais de 15 quilos e era um novo homem.
Dietas nuas

No último post , vimos que as dietas usam estratégias diferentes para ajudar você a perder peso, e que a maioria delas é irritante porque elas tiram muito tempo e o forçam a estar sempre preocupado com a comida. No entanto, está provado que se você seguir as instruções estritamente trabalho, e para verificar isso você só tem que procurar no Google o nome de qualquer dieta e você encontrará os testemunhos de uma legião de seguidores que tentaram e perderam 10, 20 ou até 30 quilos com ela (outra história é o resultado depois de deixar a dieta).

O mais engraçado é que, embora todas as dietas funcionem, cada uma tem regras muito diferentes: evite produtos lácteos, não coma frutas, consuma muitas proteínas, limite as gorduras e assim por diante. Existem até mesmo dietas que defendem medidas totalmente opostas, como Dukan (restringe alimentos com alto teor de gordura) e Atkins (você pode comer queijo e outros alimentos com gordura).

Então, qual é a melhor maneira de perder peso? Que guru está de posse da verdade?

A resposta é que eles estão bem, porque na verdade todas as dietas são baseadas no mesmo princípio: coma menos calorias do que gasta . A única coisa em que eles variam é como criar esse déficit.

Alguns exemplos:

Se você só pode comer peitos de frango e saladas sem óleo, é difícil atingir 2.000 calorias por dia
Gordura tem muitas calorias, mas faz você se sentir completo e reduz o apetite. Uma dieta rica em gordura e proteína, mas pobre em carboidratos fará com que você coma menos, conseguindo assim um déficit calórico
Contar pontos é o mesmo que contar calorias, mas é mais simples. O limite de pontos é realmente um limite de calorias para garantir que você coma menos do que gasta
Dietas que fazem você contar calorias também fazem você calcular quantas calorias você consome. Esse número é subtraído de 400 ou 500 e eles pedem que você projete seu menu sem exceder esse valor

Vamos lá, que no final todas as dietas usam o mesmo sistema que Anil e seus sanduíches do Subway.

Mas se perder peso é tão simples quanto comer menos calorias do que você consome, por que complicá-lo com fases, pontos, listas de alimentos proibidos e planilhas do Excel?

É precisamente isso que proponho. Te apresento…
Jejum Intermitente: Uma solução flexível para perder peso, ganhar saúde e simplificar sua vida

O jejum intermitente não é uma nova dieta milagrosa. Na verdade, nem é uma dieta, porque não diz o que você deve ou não deve comer. É um “protocolo alimentar”, uma maneira de comer.

Sua filosofia é muito simples: de vez em quando, pule uma refeição .

Já está. Você não precisa de alimentos especiais ou suplementos milagrosos, nem precisa comprar um livro de receitas permitidas para saber que narizes preparar amanhã porque pode cozinhar o que quiser.

A idéia é que, se você comeu X e agora come XY, estará criando um déficit calórico de Y que o ajudará a perder peso ou a engordar. Além disso, foi demonstrado que ficar sem comida por várias horas tem importantes benefícios hormonais que aceleram a perda de gordura e melhoram a saúde.

Eu tenho praticado jejum intermitente por meses e para mim tem sido uma libertação. Não sei quanto peso se perde sem comer um dia quando jejuo, mas agora consigo manter meu peso ideal sem esforço, mesmo quando viajo. Liberei minha mente de pontos, regras e calorias, e estou mais produtivo do que nunca porque posso dedicar menos tempo à comida e mais aos meus projetos. E tudo isso sem desistir da tarde tapas e bengalas com meus amigos, é claro 🙂

Mas Angel, pular refeições é muito perigoso!

Eu também acreditei o mesmo quando ouvi falar de jejum intermitente pela primeira vez, mas depois de muita pesquisa descobri que há estudos científicos suficientes que mostram que jejuar menos de 24 horas e até mesmo não comer um dia não é apenas perigoso, mas pode ser benéfico para a saúde.

Quando você tem um período de tempo sem comer, seu corpo realiza um processo evolutivo chamado autofagia , durante o qual ele seleciona e destrói as proteínas mais antigas e mais fracas – aquelas que são mais propensas a causar doenças como o câncer – para substituí-las por novas. De fato, acredita-se que o aumento da longevidade associado à dieta mediterrânea pode vir do jejum e não apenas da seleção de alimentos (correlação não é causalidade), já que em países como Creta eles são cristãos ortodoxos, uma religião em jejuns parciais são praticados com muita freqüência.

Se você parar para pensar, faz sentido. Os seres humanos estão em jejum há milhões de anos, quando o caçador saiu para o mamute e às vezes voltou de mãos vazias. O que não é natural é comer seis vezes ao dia. No final do dia, refrigeradores, tuppers e barras de proteína são invenções modernas.

IMPORTANTE: O jejum intermitente é um método projetado para adultos saudáveis . Se você sofre de obesidade, altos níveis de estresse, diabetes ou se estiver grávida, não é para você. Confio na sua inteligência, mas em qualquer caso, lembro a você que não sou especialista em saúde ou nutrição e que, antes de praticar o jejum, você deve consultar seu médico para se certificar de que é um método adequado para suas circunstâncias específicas.

Eu não preciso perder peso. Quais benefícios o jejum intermitente pode trazer para mim?

IMPORTANTE: Praticar jejum intermitente não significa comer menos, mas modificar a distribuição e a frequência de suas refeições. A introdução de um déficit calórico é opcional e depende dos seus objetivos.

Além de perder gordura – sem músculos ou água – e melhorar sua saúde, a ajuda intermitente pode ajudá-lo a economizar tempo e simplificar sua vida.

Muitas pessoas não sabem disso, mas gastamos dezenas de horas por semana em tudo relacionado à comida (compras, cozinhar, comer, limpar). E se você seguir uma dieta específica, ainda mais. Eu sei disso porque não tive tempo de criar minha página de nicho para viajar pelo mundo até que contratei um cozinheiro pessoal. Verdadeira história!

Com o jejum intermitente você come menos vezes, pensa menos em comida e não precisa seguir o sistema de regras de qualquer dieta, para poder gastar todo esse tempo economizando para tarefas mais lucrativas. O que você faria se suas semanas tivessem mais cinco horas?

E, claro, se você gosta de cozinhar ou sair para comer fora com seu parceiro ou com seus amigos, você não precisa desistir de nada disso!

Posso ser pálido e rápido ao mesmo tempo?

Claro que sim. O jejum intermitente é apenas uma maneira de estruturar suas refeições para acelerar a perda de gordura, melhorar sua saúde e facilitar sua vida, mas sua dieta é escolhida por você. Se você quiser continuar sendo paleo, não há problema. De fato, muitas pessoas que praticam o jejum intermitente seguem uma dieta muito semelhante à da dieta paleolítica.

Pessoalmente, acho que não há maneira correta de alimentar, mas dietas que se encaixam melhor para cada pessoa. É por isso que desconfio de todos os planos de alimentação que dizem exatamente o que você deve comer.

Eu sou incapaz de jejuar. Se eu não comer a cada três horas, fico tonto e morro de fome

No começo é normal. Você tem comido de uma maneira toda a sua vida, e mudar esses hábitos leva tempo. Não tente passar um dia sem comer abruptamente se você costumava comer a cada duas horas e meia. Pouco a pouco.

Também levei alguns dias para me acostumar com o jejum intermitente, mas assim que fiz, parei de sentir fome ou de me sentir mal. Além do mais, agora sou leve e ativo com o estômago vazio, e aproveito meus períodos de jejum para trabalhar ou ir à academia porque me rendo muito mais, tanto mental quanto fisicamente. A mesma coisa acontece com a maioria das pessoas.
Como começar a praticar o jejum intermitente?

Meus resultados com o jejum intermitente foram fantásticos, e conheço várias pessoas que o praticam há anos e estão encantados (quem pode dizer o mesmo sobre uma dieta?). Eu acho que é um sistema que pode ajudá-lo a ser mais livre, ser mais saudável e melhorar seu relacionamento com comida, e é por isso que publiquei um guia para jejuar intermitentemente com minha amiga Marina, explicando tudo que você precisa saber para começar praticá-lo

Se você estiver interessado, você pode baixar o primeiro capítulo aqui:

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ESCLARECIMENTO: O corpo humano é um sistema muito complexo, e perder peso não depende apenas do número de calorias ingeridas (não é o mesmo para comer 2.000 calorias de frango do que 2.000 calorias de croissants). Existem muitos outros fatores que influenciam o processo de armazenamento e consumo de gordura: rácio de macronutrientes, micronutrientes, fibra, água, frequência e tempo de refeições, suplementos … No entanto, o mais importante com muita diferença é comer menos calorias que o que você consome Tudo o resto é otimizações.

O jejum intermitente, além de criar o déficit calórico essencial para perder peso, diminui os níveis de insulina e glicose, acelera a lipólise (queima de gordura), aumenta os níveis de glucagon, epinefrina e hormônio de crescimento, reduz a inflamação crônica e melhora limpeza celular

Eu não expliquei tudo isso no post para não complicar demais e distrair o leitor da mensagem principal 🙂

A foto é do espetacular churrasco preparado por Santi quando estávamos em Medellín. Você tem que experimentar as pimentas com ovo, porque elas são espetaculares. Você só tem que cortar uma pimenta, remover todas as sementes, jogar um ovo dentro e esperar que ambos cozinhem na churrasqueira. Muito recomendado!

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